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BrainNet: A comunicação telepática está mais perto do que pensamos

Os videogames podem mudar para sempre graças à BrainNet e à telepatia. Os cientistas desenvolveram um método para duas pessoas ajudarem uma terceira pessoa a resolver um objetivo através da mente .

A comunicação por telepatia pode estar mais próxima do que muitos pensam graças a um novo estudo da Universidade de Washington.


A equipe desenvolveu um método que permitirá que três pessoas trabalhem juntas para resolver um problema em suas mentes. Na BrainNet, três pessoas jogaram um videogame semelhante ao Tetris através de uma interface de cérebro para cérebro.

Esta foi a primeira demonstração de duas coisas nunca antes vistas: uma rede de cérebro para cérebro com mais de duas pessoas e uma pessoa que pode receber e enviar informações a outras pessoas usando apenas o cérebro.

A equipe publicou os resultados em 16 de abril na revista Nature Reports , apesar do fato de que a pesquisa chamou a atenção da mídia depois que os pesquisadores publicaram em setembro no arXiv prepress site .

Da mesma forma que Tetris, o jogo exibe um bloco no topo e uma linha que deve ser completada na parte inferior.


Duas pessoas, que seriam os remetentes, veem o bloqueio e a linha, mas não controlam o jogo. A terceira pessoa, o receptor, vê apenas o bloqueio, mas pode ordenar que o jogo gire o bloco para encaixá-lo na linha.

Os remetentes decidem se o bloco deve ser girado e, em seguida, essa informação de seu cérebro, através da internet e para o cérebro do receptor. 

Depois, o receptor processa a informação e envia um comando para o jogo diretamente do cérebro, a fim de completar a linha.

A equipe solicitou cinco grupos de pessoas para completar 16 rodadas do jogo. Para cada grupo, os três participantes estavam em salas diferentes e não podiam ser vistos, ouvidos ou conversados ​​entre si.


Os remetentes assistiram ao jogo através de uma tela de computador. A tela também mostrou a palavra "Sim" e "Não". Abaixo da opção "Sim", um dos líderes era 17 vezes por segundo. Abaixo da opção "Não", ele piscou 15 vezes.

Os remetentes usavam capacetes eletroencefalográficos que capturavam a atividade elétrica do cérebro. Os diferentes padrões de flashes das luzes ativam tipos únicos de atividade cerebral, capturados pelos caps.

Ao observar a luz da opção que eles queriam, os sinais foram capturados e um cursor apareceu na tela, movendo-se na direção da opção escolhida pelo remetente. As seleções foram traduzidas para "Sim" ou "Não", que foram enviadas pela Internet para o destinatário.

Andrea Stocco, co-autora do estudo e professora assistente da Universidade de Washington no Departamento de Psicologia e do Instituto de Aprendizagem e Ciências do Cérebro.

A mensagem é enviada por um pequeno bastão localizado na parte de trás da cabeça do receptor. Esta é uma bobina que estimula a área do cérebro que traduz os sinais dos olhos.

O que você acha disso? Você acha que o mundo dos videogames vai mudar para sempre por causa da telepatia? Isso poderia ser aplicado em outro aspecto da vida?